5 Fatos sobre o marketing digital que todo empreendedor da web deveria saber
- junho 23, 2015
- Empreendedorismo Digital
Quando falamos sobre trabalhar pela internet, vemos que muitas pessoas ficam animadas com a ideia. Entretanto, é muito comum que a forma da execução esteja equivocada. A maioria não sabe exatamente o que fazer para ganhar dinheiro na rede. Apenas escutam mitos e inverdades sobre como é possível lucrar on-line.
Fatos sobre o marketing digital que todo empreendedor da web deveria saber
Existem duas ideias que se anulam entre si: a primeira mostra pessoas com estilo “nerd”, trabalhando atrás de uma tela e vivendo em um mundo paralelo. A segunda glamouriza os blogueiros através das novelas e filmes, como se fosse altamente fácil ganhar dinheiro com uma página na rede.
Bom, eu preciso te informar que nenhuma das duas cenas retrata a verdade. Não é necessário viver uma vida à margem para ser um grande empreendedor digital, tampouco é possível ser bem sucedido apenas escrevendo por escrever. Há um equilíbrio entre possibilidades e habilidades.
A primeira coisa que você deve entender é que ser um programador e trabalhar na web não necessariamente representa sinônimos. Muita gente trabalha na internet sem compreender como é a linguagem dos sistemas e seus métodos de criação.
A segunda coisa que você deve saber é que apenas colocar informações em um blog não basta para ter recebimentos concisos. É preciso compreender como a monetização funciona e trabalhar com técnicas e ferramentas em cima da sua otimização.
Agora que você já sabe disso, podemos ter uma conversa muito mais clara. Vou te contar 5 fatos sobre o marketing digital que todo empreendedor web deveria saber. Confira!
1. Nada dura para sempre (não sem evoluir e acompanhar o mercado)
Quem não lembra do IG como uma grande empresa há pouco mais de 10 anos? Quem não se recorda como o Napster já foi absurdamente famoso? Quem já se esqueceu dos tempos áureos do BOL?
Grandes empresas surgem e se vão, ou pelo menos perdem parte da sua força, se não evoluírem. A Web está em movimentação constante e se você não estiver preparado para acompanha-la poderá ficar para trás.
2. Clientes insatisfeitos são uma bomba relógio
Jeff Bezos, CEO da Amazon disse uma frase que resume assunto: “Faça um cliente infeliz no mundo físico e ele irá contar para 6 amigos. Faça um cliente insatisfeito na internet e ele irá contar para 6 mil amigos”
Trabalhar na internet significa colocar-se em uma posição onde todos podem conhecer você. Basta uma boa ideia e pronto, as notícias correm. Porém, isso nem sempre é bom. Se você pisar na bola com um cliente, pode acabar colocando tudo a perder. É preciso ser um bom gerente.
3. O Marketing Digital (em seu sentido pleno) é a alma do negócio
Se antigamente era certo afirmar que a propaganda era a alma do negócio, o mesmo pode ser atribuído hoje ao marketing digital. Ele agrega o conjunto de técnicas, ferramentas e sistemas que podem fazer um empreendimento ser rentável na web.
É preciso entendê-lo e estudá-lo para ganhar dinheiro on-line. Não adianta apenas ter qualidade, ou apenas ter conteúdo. Para chegar ao topo é imprescindível que você aplique o marketing digital no nicho que você desenvolve.
4. Empreendimentos iguais, caminhos diferentes
Sei que você aprendeu que na vida nada se cria, tudo se copia. Isso é uma verdade ativa, mas é preciso pensar sobre ela antes de colocar o seu plano de negócios em prática. Você pode criar um site, blog, página, loja e etc. igualzinha a do seu concorrente, mas para ter destaque precisará seguir um caminho diferente.
Quando vemos muita gente fazendo o “mais do mesmo”, logo sabemos que algo não dará certo. Vou te dar um exemplo prático: há pouco menos de 5 anos houve uma entrada massiva de empresas de compras coletivas na web. Eram tantas, que não dava mais para saber quem trabalhava com quem.
O tempo passou e apenas as que colocavam-se à frente das demais ficaram. É preciso ter um diferencial para ser lembrado. Acredite, até mesmo o seu negócio precisa ter personalidade para garantir o seu lugar ao sol.
5. Colaboradores / Parceiros são muito mais rentáveis que dinheiro vivo
Vender um produto ou serviço é ótimo. Fechar um negócio lucrativo é uma delícia. Entretanto, o que você converte hoje fica na sua receita apenas por um curto período de tempo. Infelizmente o dinheiro se vai com o passar dos dias.
É preciso investir para ter retorno em dinheiro, mas também é necessário aplicar seu tempo para criar uma rede de colaboradores e parceiros. Se eles sempre te apoiarem, as chances de manter os seus rendimentos aumenta efetivamente.
O segredo é entender que junto com outras pessoas você pode ir mais longe. Por isso, dedique-se também à esse elemento do empreendedorismo, dando espaço para as relações interpessoais de cunho profissional.
Daniel Curado Pellicano é especialista em Marketing Digital e Empreendedor apaixonado por formas de trazer resultados para negócios, ama ajudar as pessoas a conquistar seus objetivos seja eles profissionais ou financeiros.
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